Se você fica triste, fico triste. Se você fica alegre, fico alegre. Por favor, fique rico...

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Enxoval

Enxoval - dito assim parece coisa do tempo da vovó. E é. Ninguém, hoje em dia, faz mais "enxoval". No máximo vai a uma loja de decoração ou de departamentos e compra uns lençóis, toalhas, travesseiros. Mas no tempo da minha avó, da minha mãe e no meu tempo, as meninas casaidoras faziam e bordavam o enxoval. Eram lençóis de linho habilmente bordados por mãos prendadas ao  longo de meses.
Herdei algumas peças de minha mãe, que por sua vez as herdou da mãe dela. Outras peças comprei para o meu enxoval. O casamento se foi, veio outro, mas as peças bordadas em linho ficaram. Estas ficarão para minha filha (que não sei se dará valor, acho, que antes, pensará no trabalho que dá manter os lençóis de linho que não podem ir à máquinha de lavar e dão um trabalhão para passar). Bem, eu os considero a minha jóia da coroa, dignos de um museu.
Assim como a minha cama, que tem uns 180 anos e foi adquirida nos anos 1970 na cidade de São João da Barra, na época ainda uma cidadezinha com carinha antiga onde moravam umas cinco mil pessoas descendentes de holandeses, pois a cidade em priscas eras foi um porto clandestino.
Aqui, o meu "tesouro":
Colcha em crochê feita pela avó para o enxoval da minha mãe.


Lençol de linho bordado em ponto-cruz. Delicadeza!


Lençol em linho amarelo bordado com borboletas matizadas. Pura poesia!


Lençol em linho bordado por minha mãe para o enxoval dela.

E esta colcha em crochê típico dos anos 70. Traz alegria ao ambiente. O vintage também tem vez!


Nenhum comentário:

Postar um comentário