Se você fica triste, fico triste. Se você fica alegre, fico alegre. Por favor, fique rico...

sábado, 18 de junho de 2011

Fazenda da Pedra

Este sábado, fui, enfim, visitar a Fazenda da Pedra, localizada no município de São Fidélis, RJ. Estava um belo dia de sol com céu de brigadeiro.
A fazenda data do século XVIII e vale o passeio.Tem uma localização privilegiada, pertinho do Rio Paraíba do Sul.


A fazenda tem o formato característico das fazendas da época, com janelas de vidro em guilhotina e as internas com duas bandeiras em madeira. Tem-se acesso por uma escadaria em cantaria e por um pequeno alpendre, mas na edificação original, este acesso era efetuado pelo lado esquerdo e a casa só ganharia seu lado direito mais tarde com a ampliação da propriedade.


Sala de jantar - mesa com 24 cadeiras.

Uma das várias salas com móveis de época.


Um dos quartos com vista parcial do banheiro com piso de ladrilho hidráulico - provavelmente um "acréscimo" posterior, visto que aquela época não era comum as casas possuirem salas de banho.


Vista parcial da grande cozinha e fogão de época.


Altar da pequena Capela de Santana, onde se tem acesso por um dos quartos e também por uma porta para um pátio interno.


Antigo paiol.


Antigo complexo de senzalas, hoje abrigo de empregados da fazenda.

Meus pais, Jerson e Emília com a bela construção ao fundo.

Olha eu aí, feliz que nem pinto no lixo!!!!

Observações: não sei a intenção do dono, Sr. Renato Abreu. Mas, apesar dos móveis serem todos antigos, não apresentam uma uniformidade de épocas. É preciso um decorador para arranjar apropriadamente os aposentos. Senti falta, também, de folhetos explicativos sobre a história da propriedade: época de construção, proprietários, horários de visitação, contatos, etc.  Está preservada, apesar de estar precisando de manutenção (principalmente em sua parte externa, em algumas partes do forro de madeira e das portas e janelas.). Alguns banheiros precisam ser refeitos para se aproximar de uma sala de banho da época, com azulejos e louças antigas.
Parabéns pela iniciativa e pela preservação do monumento e de parte de nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário