Se você fica triste, fico triste. Se você fica alegre, fico alegre. Por favor, fique rico...

domingo, 20 de novembro de 2011

Terrário



Um terrário com cactus e suculentas. Vamos fazer um? Olha que boa idéia para dar de presente de Natal da série "Eu que fiz"

Para montar e cuidar de um jardim num terrario, algumas ferramentas ajudam muito, especialmente quando os gargalos são estreitos e os vidros muito grandes. Então começamos organizando esses instrumentos.

A colher ou um garfo amarrado no espetinho são uma pá. Para comprimir a terra depois que plantar as mudas use uma rolha no espetinho. Um arame com a ponta encurvada ajuda a introduzir as mudas no lugar certo. A gilete e a agulha presas no espetinho com arame, ajudam a cortar e retirar do vidro as folhas murchas. E se for preciso limpar o vidro por dentro ou as folhas das plantas, use a esponja e o pincel, presos também no espetinho. Dois palitos de madeira ajudam a manipular as mudas e a ajeitar dentro do vidro. E agora vamos ver isso na prática.
Para garantir a saúde do seu terrário comece lavando muito bem o vidro com detergente e enxaguando com água e desinfetante. Isso mata algum fungo que possa estar presente no vidro. Enxágue e deixe secar.

Usando um funil de papel firme, derrame uma camada de 2 a 5 cm de cascalho no fundo do vidro. Cubra o cascalho com carvão de lenha para o composto não ficar ácido. Depois coloque uma camada entre 8 a 13 cm de composto.Decida a posição das plantas e com a colher abra um furo para cada uma. Usando o arame de ponta curva coloque a primeira muda.

  1. O composto de turfa é o indicado para os terrários e deve estar bem seco no momento da montagem para não grudar no vidro.
  2. Mudas altas devem ficar no centro do garrafão, mas comece a plantar as mudas pelas bordas, para ficar mais fácil.
  3. Se a sua muda tem uma estrutura de folhas abertas, enrole-a num papel para introduzir no garrafão sem machucá-la.

Com as duas hastes de madeira retire o papel e endireite delicadamente a muda colocando as raízes no buraco que você abriu.Com o espetinho de rolha, comprima o composto em torno das raízes.

Continue plantando suas mudas repetindo os cuidados. Vá observando a composição do conjunto enquanto planta.Quando terminar regue o composto levemente com ajuda de um vaporizador e feche a garrafa.

Se a água começar a condensar demais nas paredes do vidro, destampe por um dia para que a água evapore. E se, ao contrário, não houver nenhuma condensação, significa que você economizou demais na água. Abra o garrafão e vaporize novamente.
Depois de algum tempo você terá um jardim tropical rico de detalhes. Se as plantas cresceram demais, troque-as para que o conjunto continue com a harmonia de um pequeno jardim.
Aí pessoal, entendam que essas dicas são para o terrário mais complicado, que é o de boca mais estreita. Se você usar um vidro de aquário, ou até um vidro de geléia de tampa aberta, tudo isso fica bem mais simples. A única coisa que muda é a observação sobre a umidade do composto. Escolhendo terrários abertos, você ainda pode inserir pedriscos e outros detalhes bacanas em sua composição

Nenhum comentário:

Postar um comentário