Se você fica triste, fico triste. Se você fica alegre, fico alegre. Por favor, fique rico...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Museu de Campos

Adoro museus. Fascina-me as histórias que contam e que, as vezes, não contam, só sussurram.
Uma visita ao museu é um deleite. Os museus contam a história da humanidade. Um pouco de nós está lá, de como éramos, o que fazíamos, como vivíamos. Fatos, peças de roupas, máquinas, ossos, pratos, jóias, fotos, enfim, conta a história da evolução do homem através dos tempos. É como entrar numa máquina do tempo e imaginar quem viveu ali, a quem pertenceu tal anel, quem bebeu em tal xícara, quem folheou tal livro...
Muitas pessoas viajam pelo mundo e visitam museus. Mas muitas dessas pessoas não visitam os museus da cidade onde moram. Ou seja, por essa lógica, museu bom é museu de fora. Não me enquadro nesta categoria. E assim, fui visitar pela quarta vez o Museu Histórico de Campos. Aproveitei e fotografei.
Vamos lá, para a História do Museu. O edífício está situado na Praça São Salvador e pertenceu a José Carneiro da Silva, o Visconde de Araruama (1788-1864) eminente senhor de engenho, que entre outros feitos construiu o Canal Campos-Macaé.
Abaixo, o Solar do Visconde de Araruama, lindamente restaurado, atualmente sede do Museu.



O acervo do Museu ainda é muito reduzido (perto de 200 peças), mas a visita vale também para apreciar a recuperação do casarão que estava em ruínas. A inauguração aconteceu em junho do ano passado. 
Vamos, então passear um pouquinho por ele.








Esta merece uma explicação. É a roda dos enjeitados e ficava na antiga (e demolida) sede da Santa Casa de Misericórdia de Campos.



Peças de suplício de escravos

Marco dos jesuítas.


Repararam na beleza do piso em madeira e em cerâmica ? Gostaram? Bem, eu achei muito bacana. Quase não tem acervo e já fui lá quatro vezes. Saio de lá de bem com a vida. 
E você, já visitou o museu de sua cidade? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário