Se você fica triste, fico triste. Se você fica alegre, fico alegre. Por favor, fique rico...

sábado, 26 de janeiro de 2013

Ferreira Gullar

O poeta Ferreira Gullar surpreendeu-me em uma entrevista a revista Veja (26/09/12). Um homem lúcido e coerente no alto de seus 82 anos.
O autor de versos clássicos -
"À vida falta uma parte
seria o lado de fora
para que se visse passar
ao mesmo tempo que passa
e no final fosse apenas
um tempo de que se acorda
não um sono sem resposta.
À vida falta uma porta."


Apesar de ter sido militante do Partido Comunista Brasileiro e exilado pela ditadura militar, desiludiu-se com o socialismo e hoje acha o capitalismo invencível. Afirma que o socialismo fracassou e o empresário é um intelectual que, em vez de escrever poesias, monta empresas. E com a consciência dos que se decepcionaram com o que acreditavam diz que a visão de que um só um lado produz riqueza e o outro só explora é radical, sectária, primária e a partir desta miopia tudo o mais deu errado com o socialismo, além de estabelecer ditaduras e matar gente em quantidade.
Sobre Cuba - "não posso defender um regime sob o qual eu não gostaria de viver. Não posso admirar um país do qual eu não possa sair na hora que quiser. Não dá para defender um regime em que não se possa  publicar um livro sem pedir permissão ao governo. Apesar disso, há uma porção de intelectuais brasileiros que defendem Cuba, mas obviamente não querem viver lá de jeito nenhum."
Sobre Dilma - "Ela é honesta, não rouba, não tem característica da demagogia. Mas ela foi posta no poder pelo Lula. Assim, não tem autoridade moral para dizer não a ele. Neste aspecto, é prisioneira dele."
Sobre os filhos esquizofrênicos, defende a internação, quando e se necessária - " essa política contra os hospitais psiquiátricos tem como resultado prático uma tragédia em que os ricos internam seus filhos em clínicas particulares e os pobres morrem na rua. Quando ouço alguém dizer que as famílias internam os filhos porque querem se ver livres deles, só posso pensar que essa pessoa gosta dos meus filhos mais do que eu. Nunca viu meu filho, mas ama meu filho mais do que eu. Absurdo. Você não sabe o que é uma família ter um filho esquizofrênico. Meus filhos nunca ficaram internados além do tempo necessário. Eles voltavam pra casa normais. era uma alegria. Nenhuma família quer ter seu filho preso."
Sobre a morte do filho - "estou na praia, lembro do meu filho que morreu. Ele via aquele mar, aquela paisagem. Hoje estou vendo por ele. Os mortos veem o mundo pelos olhos dos vivos."

É ou não é um homem incrível, com uma coerência e visão do mundo como poucas vezes vi na vida. Admirável!











Nenhum comentário:

Postar um comentário