Se você fica triste, fico triste. Se você fica alegre, fico alegre. Por favor, fique rico...

sábado, 2 de julho de 2011

Ruanda - uma lição para não ser esquecida

Dezesste anos depois de um dos maiores genocídios da história, Ruanda tenta refazer a sua imagem internacional através do futebol. Pela primeira na história, Ruanda se classificou para uma copa do mundo de futebol: o mundial masculino sub-17, que está sendo jogado no México.
Em 1994, mais de oitocentos mil africanos da etnia tutsi, além de hutus moderados, foram assassinados. O episódio marcou a forma como o mundo vê o país.
Os jogadores da seleção sub-17 nasceram nos meses do genocídio ou pouco depois. Agora eles são vistos como o símbolo da reconciliação e união do país.
O genocídio foi ignorado pela grande mídia internacional. Poucos são os veículos de comunicação que divulgam e acompanham esses eventos. Mas, por que a imprensa mundial ignora as guerras étnicas africanas?
"Para Franklin Trein, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), o abandono perpetrado pelos meios de comunicação à África reflete parte do interesse de países e empresas do Primeiro Mundo na região. Segundo o professor, quanto maior for o silêncio da mídia, menos a comunidade mundial saberá sobre genocídios que ocorrem em solo africano e, conseqüentemente, mais prodigiosa será a atuação dos capitais internacionais ali.
Mohamed Hajji, professor da Escola de Comunicação (ECO), acredita que a influência dos interesses internacionais na África é tão grande que os embates étnicos são hoje ”guerras de milícias, de mercenários, guerras privatizadas entre consórcios multinacionais, onde nem se sabe mais se o objetivo é o controle dos recursos naturais, a luta pelo mercado de armas ou a garantia do próprio mercado de guerras mercenárias”.
Para ele, os meios de comunicação, em especial a mídia televisiva, optam por naturalizar o continente, através da divulgação de imagens naturais, como florestas tropicais, desertos e animais selvagens, por exemplo. Com isso, a grande imprensa mundial trabalha no sentido de associar a imagem da África ao de mundo primitivo, dificultando ao cidadão africano obter voz própria junto à comunidade internacional."

Você pode assistir a filmes sobre o genocídio: Hotel Ruanda, Tiros em Ruanda, Atirando em cães, Shake hands with the Devil. São filmes eloquentes, que mostram o terror, a matança indiscriminada, a brutal tortura imposta a etnia tutsi e a inacreditável apatia das autoridades internacionais. É para não se esquecer que a história se repete de forma tristemente de tempos em tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário