Se você fica triste, fico triste. Se você fica alegre, fico alegre. Por favor, fique rico...

sábado, 23 de abril de 2011

Livro de cabeceira

Hoje, 23 de abril, além de São Jorge comemora-se o Dia Mundial do Livro. Foi a data escolhida pela Unesco para homenagear Shakespeare e Cervantes, gigantes da literatura universal que morreram neste dia. Assim, como ávida e apaixonada leitora, o dia é para falar... de livros!
Acabei de ler 1822, livro de Laurentino Gomes. Leitura obrigatória para todos os brasileiros que queiram entender um pouco a formação do Brasil. O autor "conversa" sobre história, sem o didatismo de salas de aula. Assim como 1808 analisou o impacto da vinda da corte de D. João VI para o Brasil, 1822 analisa o impacto do ato de D. Pedro ao declarar a independência brasileira e as subsequentes consequências. Espero que Laurentino prossiga sua saga, escrevendo e pesquisando sobre 1889 e a Proclamação da República e seus primeiros anos.

Bem, agora que acabei (pesarosa, diga-se de passagem) de ler 1822, comecei imediatemente "Fazendas do Império" - livro arte de Tasso Fragoso Pires, Mary Del Priore e Roberto Condura com fotos primorosas de Cristiano Mascaro. Neste livro, além das belas fotos, o texto nos faz viajar pelas fazendas do século XIX do ciclo do café, localizadas no Estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. São um retrato dos hábitos, costumes, visão política e histórica de uma época de riqueza e opulência oriunda do café.

Algumas fotos do  livro - pimenta "procês":






Assim como são belas as fotografias, o texto é um deleite. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário