Passo pelos lugares de sempre e constato o quanto esta cidade mudou nos últimos vinte anos. Está se verticalizando com a celeridade das grandes. Todo dia uma casa antiga vem abaixo. Na rua que morei até recentemente e onde só haviam casas, hoje já temos cinco espigões (um inclusive na casa de minha infância) e pelos menos mais uns três ou quatro já empinando.
É inevitável. Embora insistentemente apagada, a Campos antiga ainda vive, nas lembranças de quem aqui cresceu e nas fotografias que registram uma Campos que não mais existe.
Espero emocionar os saudosistas (como eu) e deleitar os curiosos.
As fotos abaixo me foram dadas por um amigo. Não sei a quem pertencem nem seus autores. Apenas que precisam ser difundidas e apreciadas.
Antiga Catedral na praça São Salvador. A atual Catedral continua no mesmo local, mas totalmente modificada.
Este é o antigo Solar do Barão da Lagoa Dourada, atual Liceu de Humanidades
Antiga Santa Casa de Misericórdia, na praça São Salvador - infelizmente já demolida. Hoje sobe um edifício-estacionamento.
A antiga Santa Casa, vista por outro ângulo.
Rua do Rosário em uma das enchentes do Rio Paraíba do Sul
Para as novas e futuras gerações: Campos já teve bondes e até recentemente os trilhos ainda podiam ser vistos na Rua do Ouvidor e Beira - Rio.
Prédio da Lyra de Apolo na Praça São Salvador - atualmente está escorado e sem telhado, prestes a ruir.
Beneficência Portuguesa - ainda resiste bravamente.
Solar do Colégio - ainda preservado.
Imagens do prédio em construção do antigo Fórum e atual Câmara dos Vereadores na pracinha do Liceu.
O antigo Fórum
Bacanas as fotos, não?
As outras ficam para futuras postagens.
Bárbaras! Um precioso arquivo para a memória da cidade. Embora muita gente não dê importância a isso, é preciso preservar a memória, pois só somos quem somos porque outros viveram e nos trouxeram até aqui. Acho importante conhecer. E claro que vim conhecer vc, pois disse que temos um perfil parecido. Imagina se eu ia deixar passar uma pessoa tão interessante... rs
ResponderExcluirFeliz Natal pra vc! E que 2013 traga incontáveis motivos de alegria!
Com carinho,
Jussara
Cidade importante e cheia de História Regional e com certeza, recheada de História do Brasil. Foi a primeira cidade a receber luz elétrica, além de toda força econômica promovida pelo açucar. É cidade de meu pai Marcio Quioen Tannus, já falecido; filho do libanês Quioen Tannus Liess, Rechmaya, Chouf, sul de Beirute, mascate, viajante, chegado no Brasil 2-2-1891.Moravam em 21-04-1935 na rua Conselheiro José Fernandes número 164; centro ? Ainda existe? Se puder ter um contato, estarei muito feliz! Obrigada!
ResponderExcluir