Se você fica triste, fico triste. Se você fica alegre, fico alegre. Por favor, fique rico...

domingo, 29 de abril de 2012

Caramba, como eu gostaria de ter visto...

"Se eu pudesse viajar no tempo, uma das primeiras escalas para a qual eu ajustaria a máquina seria a noite de 7 de maio de 1824, em Viena. Para ser mais preciso, no teatro do Karnthnertor. Lá se deu a estréia da Nona Sinfonia de Beethoven. Com o compositor completamente surdo havia já cerca de dez anos, a regência foi "dividida"com Michael Umlauf. Sobre o palco, Beethoven apenas tentou a marcar os tempi.
Os relatos divergem sobre a lotação da casa para o programa beethoveniano, que, na primeira parte, apresentou três movimentos da sua "Missa Solene". Segundo alguns, parte do público deixou o teatro no decorrer dos aproximadamente 75 minutos daquela que seria a última sinfonia do mestre. Porém, a maior parte dos relatos converge para a consagração que os fãs dedicaram a Beethoven quando soou o último.
Ocorreu, então, a cena que por si só valeria a passagem na máquina do tempo. De frente para os músicos, o compositor não tinha como ver os chapéus atirados para o alto. Uma das cantoras solistas, Caroline Unger, teve a graça de pegá-lo pela manga do casaco e fazê-lo se virar. Então, Beethoven curvou-se, em agradecimento à platéia, que o aplaudiu com entusiasmo redobrado. Caramba, como eu gostaria de ter visto isto."
Retirei da coluna de Arhur Dapieve do jornal O Globo.
Abaixo a reprodução da Nona no filme O Segredo de Beethoven.
A música é tão bela, tão sublime que me emociona sempre.


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pobre país...

Que país é este?
No 10 X 0 que o STF decidiu pela constitucionalidade da reserva de vagas para negros e pardos em vestibulares de acesso as faculdades públicas - os ministros desrespeitaram a Constituição de 88 que afirma que todos são iguais, não podendo haver distinção de cor, raça ou credo. Agora os afrodescendentes são mais brasileiros que os brancos, índios e outras etnias. Houve uma clara distinção. Cota para negros por si só já é uma prova da discriminação. Os ministros poderiam, então, dar o exemplo criando cotas de acesso ao STF!
O Código Florestal foi aprovado pela Câmara dos Deputados. O que foi aprovado foi o retrocesso e assim autorizada a destruição ambiental. No caso específico dos manguezais, se não for vetado pela presidente Dilma, haverá um atentado à natureza e à vida!
Pobre país este nosso! Estamos em descompasso com o mundo. Retroagimos ao apartheid da África e do EUA de décadas passadas! Nosso código Florestal é um retrocesso.
Valha-nos Nossa Senhora dos Desamparados!

domingo, 22 de abril de 2012

Feriado de São Jorge

Amanhã, dia 23 de abril, é dia de São Jorge. Salve Jorge! Até aí, tudo bem para os crentes de todas as vertentes que cultuam o santo. Mas o nosso grande Governador Cabral concedeu mais um feriado estadual em nome do venerado santo. Mais um! Num país que precisa urgentemente trabalhar e produzir. Bom para quem?
O advogado Alexandre Vidal Porto escreveu uma crônica a propósito da interação entre igrejas e estado.
"A Constituição determina que o Brasil é um Estado laico e assegura liberdade religiosa para todos os cidadãos. As autoridades devem dar garantias ao culto de qualquer religião, sem, no entanto, agir em nome de nenhuma. Em uma democracia, esses princípios são importantes porque preservam o pluralismo da sociedade e protegem o pleno exercício dos direitos individuais.
Trata-se de uma conquista da civilização ocidental que se encontra ameaçada no Brasil. Hoje, fé e política parecem manter uma relação espúria, na qual princípios religiosos contaminam de forma indevida o processo legislativo nacional. Absurdamente, começa-se a achar natural que projetos de lei submetidos à Câmara dos Deputados, ainda que consoantes com os princípios da Constituição e dirigidos ao todo da população - religiosa ou não - tenham de passar pelo crivo doutrinário das igrejas e fiquem reféns de sua sanção.
Retira-se, assim, de parcela considerável do povo brasileiro, a possibilidade de regular seus direitos constitucionais fora de preceitos bíblicos que não abraçou. Ao mesmo tempo, as lideranças religiosas assumem ares de superioridade moral e alavancam seus interesses políticos baseados em uma ideologia teocrática de exclusão, que desqualifica quem não partilha de sua fé.
Ninguém é melhor ou mais ético porque tem religião. Cada um tem o direito de escolher os princípios morais que nortearão sua vida de acordo com a sua consciência. Essa prerrogativa fundamenta os direitos individuais. Foi conquistada a duras penas, em reação justamente, ao monopólio ideológico e religioso que, diversas vezes na história, impôs-se com resultados terríveis para a humanidade.
Ao longo dos séculos, muitas atrocidades foram cometidas em nome da Bíblia e de outros textos religiosos. Não fosse a garantia da pluralidade democrática, o mesmo deputado que vocifera contra cultos de matriz africana ou direitos reprodutivos das mulheres, poderia ter sido queimado na fogueira da Inquisição católica ou morto por apedrejamento como infiel.
O Brasil é um país diverso. E quer continuar a sê-lo. Nele, não deve haver espaço para a intolerância. O Congresso não legisla apenas para quem tem religião. Tem de proteger a todos. Tentar impor uma ideologia religiosa por meio da ação legislativa desfigura nossa democracia. Os religiosos têm o direito de observar seus princípios, mas não podem impingí-los ao resto da população. O Brasil não é regido pela Bíblia. Que os religiosos cultuem o que quiserem, mas que respeitem que não pensa e não quer viver como eles.
É importante que as autoridades do governo tentem colocar em perspectiva a ação política de grupos religiosos no Brasil. O Estado brasileiro é laico e deve comportar-se como tal. Em mais uma instância, minorias sociais têm visto seus direitos individuais virarem moedas de troca. Tolerar a intolerância pode render votos, mas não é uma forma justa de governar."

Perfeito! As sociedades evoluem e com elas evoluem as formas de pensar, a ética, a moral. A legislação deve assegurar o direito de todos os cidadãos e não abraçar causas religiosas. Quem quiser seguir os preceitos de sua religião que siga, mas tem que se preservar o direito de quem não quer.
Não tenho nada contra as religiões, mas não tenho que reverenciar um santo e uma doutrina num feriado nefasto em uma religião que não abracei.
Mas, Salve Jorge!

sábado, 21 de abril de 2012

Cemitério dos Pretos Novos - Rio de Janeiro




Para quem curte história. Um pouquinho da nossa história recém descoberta. O cemitério dos Pretos Novos fica no Rio de Janeiro perto da Praça XV.


Em uma casa construída no início do século XVIII, na Rua Pedro Ernesto, 36, na Gamboa, seus donos, Merced e Petruccio, resolveram realizar reformas. Durante as escavações, no ano de 1996, eles acharam um verdadeiro sítio arqueológico enterrado as seus pés.
Embaixo da estrutura do prédio havia um cemitério secular de negros vindos da África, que não resistiam à viagem e morriam antes de serem comercializados - o então desconhecido, Cemitério dos Pretos Novos.
Junto aos entulhos, foram encontrados fragmentos de crânios e ossos humanos dentre artefatos de cerâmica, vidros, metais e outras evidências arqueológicas. Ao comunicar o achado ao Centro Cultural José Bonifácio, situado na redondeza, o assunto foi diretamente transmitido ao Departamento Geral de Patrimônio Cultural, órgão da Secretaria de Cultura, que logo mandou uma equipe de profissionais da Prefeitura e do Instituto de Arqueologia Brasileira para confirmar o potencial histórico.
O local foi transformado em sítio arqueológico e, mais tarde, em Centro Cultural, visando manter viva não só a história da cidade do Rio de Janeiro, como também a do Brasil e da África.

INDIGNAI-VOS!!!!


Reproduzo parte de matéria publicada no jornal O Globo.
" O interior do Estado do Rio de Janeiro tem decepcionante histórico de ações clientelistas que produz personagens dos quais é mais fácil extrair prontuários do que boas idéias e exemplos de serviços prestados à sociedade. Denúncias de desvios de verbas, abuso de poder, nepotismo, cobrança de propinas, superfaturamento de contratos, propaganda indevida, irregularidades em compras de merenda e material hospitalar são temas recorrentes quando se faz um balanço da atuação de políticos que, eleitos à custa da boa-fé dos eleitores, acabam perpetuando no exercício dos mandatos práticas que atentam contra a ética e levam invariavelmente ao caminho dos cofres públicos."
Somente a vigilância e a cobrança da sociedade é capaz de mudar maus hábitos e operar a mudança que todos desejamos contra a corrupção e a impunidade. Portanto, "INDIGNAI_VOS!!!!".
O "Indignai-vos!" no meu texto refere-se ao livro homônimo de Stéphane Hessel, que aliás, já ultrapassou os 500 mil exemplares vendidos. Aos 93 anos, este filósofo e antigo resistente faz um apelo ao envolvimento social e político em nome da emoção suscitada pelas injustiças.

domingo, 15 de abril de 2012

Janelas pelo mundo

"Aquele que olha de fora através de uma janela aberta, não vê nunca tantas coisas quanto aquele que olha uma janela fechada. Não há objeto mais profundo, mais misterioso, mais fecundo, mais tenebroso, mais radiante do que uma janela iluminada por uma candeia. O que se pode ver à luz do sol é sempre menos interessante do que o que se passa por detrás de uma vidraça. Neste buraco negro ou luminoso vive a vida, sonha a vida, sofre a vida." - Clarles Baudelaire


Assim, janelas de todas as cores, todas as formas, todas as idades, todas as flores, todos os sonhos...
A moldura

.
A grega

.
A solar
.
A tortinha
.
A florida
balcony
A iluminada
.
A emoldurada
so pretty!
a ajardinada
Bright Spring Home, Lisbon, Portugal
A atrevida
.
A charmosa
<3
A de Frida...
.
A simples
fall
A surpreendente
.
A colorida

Feia eu?

Já dizia o poetinha, Vinícius de Moraes: "Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental".
Já dizia o povo: "Não existe mulher feia, existe mulher pobre."
Porque com algum dinheiro é possível ficar linda, sim. Veja alguns exemplos:
Angelina Jolie

Juliana Paes

Cléo Pires

Jessica Alba

Jessica Biel

Megan Fox

Mila Jovovick

Heide Klum

Pois é, né? Se até a Angelina não parece tão deusa assim de cara lavada, podemos agradecer aos céus por amanhecermos assim amassadas. Mas podemos e devemos nos apresentar radiosas e lindas, maquiadas e penteadas ao sairmos no dia a dia. 





Glorinha Kalil e Wanderson

Gloria Kalil
Falar de moda para executivos não é coisa fácil. Mas a Glorinha Kalil conseguiu adequar sua palestra ao perfil do mundo executivo e ao tema do Seminário sobre Liderança. Falou que a moda sofreu três grandes mudanças no século passado e que hoje na moda está tudo, vale tudo, desde que usada de acordo com a ocasião, o local, o tipo físico e a idade. Não disse bom-senso, porque o que, afinal,o que é bom-senso? O que é bom-senso para mim pode não ser para ela ou para você e vice-versa. Falou do que é de bom tom usar no ambiente de trabalho para homens e mulheres e que cada empresa deve criar seu "dress code" para evitar estresses desnecessários de ambas as partes.
Foi concisa e precisa. Disse ao que vinha, deu seu recado e abriu para perguntas. E assim, as perguntas foram sendo feitas e respondidas na maior elegância. Na minha fila, um homem de boné levanta-se e se apresenta:
- Boa noite. Meu nome é Wanderson e como você pode ver sou o único por aqui de boné. A minha pergunta é: é legal usar boné em qualquer ambiente? Porque adoro boné e não sou careca! Tenho mais de 180 bonés e os uso sempre combinando com a camisa. Assim, se a camisa é verde, o boné é verde. Gosto tanto, que ia me casar de boné, só não me casei usando um porque na hora que ia entrando na igreja, minha tia o tirou da minha cabeça. Hoje já tenho um filhinho e ele também já usa boné. Ah, e outra coisa, também gosto de pochete, mas a minha mulher acha cafona. O que a senhora acha? Obrigada.
Resposta de Glorinha:
- Bem, o que se pode fazer com uma paixão, né? Use seu boné quando lhe aprouver, mas a pochete, amigo... troque por uma mochila... É mais elegante....
Não são ambos fofos? Adorei a sinceridade do Wanderson e a resposta inspirada e espontânea da Glorinha.  Uns chics!

sábado, 7 de abril de 2012

Entardecer

Da minha janela: um azul intenso, nuvens avermelhadas. Entardecer lindo num sábado abafado e quente.



Feliz Páscoa!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Idéia bacana.

Porque atualmente rearoveitar, reutilzar é preciso.
São de idéias assim que o mundo anda precisando. São de mais pessoas pensando assim que o planeta precisa.
São de todas as pessoas do mundo fazendo assim que a Terra precisa para sobreviver.

Pode-se fazer um pouquinho todo dia. Como? Reciclando o lixo, não usando sacolas plásticas nas suas compras no supermercado, farmácia, etc... Não jogando lixo pelas ruas, praias, estradas. Não desperdiçando água, papel, gasolina, etc. Basta ter consciência. E além do mais você vai se sentir tão bem fazendo o bem que vai valher a pena.

domingo, 1 de abril de 2012

Mariana, menininha esperta...

Mariana, minha sobrinha, tem 5 anos.
Olha ela aí embaixo:

 Mas olha só a historinha que ela protagonizou:
Ela foi visitar meu pai, que baba por ela. Papai, conversando:
- Mariana, você não tem vindo aqui ver o vovô. Tá sumida, nem liga mais...
- É, vô, que tô muito ocupada. Tem o colégio, o balé, a natação, o judô...
- Ué, Mariana, você tá fazendo judô?
E a resposta, rápida e certeira:
- Não, né, vô. Vou lá ver os meninos...
Fecha a cortina, rápido...

Chore por nós, presidente

Acho que estou num momento adolescente, um pouco revoltada com o rumo das coisas e pessoas neste país.
Reproduzo abaixo a  "Carta ao Leitor" da revista Veja de 14 de março de 2012, a qual concordo "ipsis litteris".
" ...os dois governos do PT, o de Lula e o de Dilma Rousseff, serão lembrados como aqueles em que nunca antes neste país tantas lágrimas foram derramadas, tantos sapos engolidos e tantos rapapés feitos aos piores personagens da política nacional em nome da manutenção da maioria parlamentar e seu corolário, a governabilidade.
As lágrimas públicas de Dilma ao tirar um petista, Luiz Sérgio, do Ministério da Pesca, para, em troca de apoio, entregar a pasta ao evangélico Marcelo Crivella, no início do mês, ilustram este calvário.
Os governos petistas serão lembrados também por terem sido pragmáticos e eficientes conquistadores de folgadas maiorias de sustentação na Câmara dos Deputados e no Senado. Mas será também difícil esquecer o fato de que, uma vez no controle quase absoluto do Congresso, ficaram sovinamente em palácio contando votos a favor em vez de usar o poder amargamente amealhado para fazer as reformas pelas quais o Brasil clama para atingir todo o seu magnífico potencial de progresso. É de chorar.
Com picos de mais de 70% de parlamentares alinhados, o governo poderia facilmente aprovar modificações na Constituição capazes de tornar o Brasil um país menos hostil a quem trabalha, empreende e investe. Quem poderia se opor a um Executivo com maioria tão sólida que arregaçasse as mangas e fosse à luta enfrentar interesses corporativos para reformar as leis trabalhistas brasileiras dos tempos do fascismo e, assim, baratear o custo da mão de obra, incluindo na economia real dezenas de milhões de pessoas que hoje ganham seu sustento na ilegalidade tolerada sob o eufemismo de informalidade? Que resultados extraordinários e rápidos obteria um governo com tanto poder se decidisse acabar com a injustiça tributária, cuja voracidade e complexidade castigam com igual ímpeto o prato do pobre e o consumo de alta tecnologia. Quanta diferença faria ter ao lado da sociedade um governo disposto a reduzir o gigantismo do estado ou a fazer a reforma política, apoiando a implantação do voto distrital nas capitais e, assim, diminuindo as oportunidades que hoje se escancaram aos corruptos. Mas não temos. Isso é de chorar."

"Muda, Brasil!"